24 de julho de 2012

Seminário Forcaos 2012 – “As Mulheres no Metal”



O seminário aconteceu no dia 21 de julho no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza/CE. As convidadas a participarem do debate foram: Aline Madelon (CE), vocalista da banda “Kinckers” e proprietária da loja “Metal Fatality” [localizada na galeria do rock no centro de Fortaleza], Marly Cardoso (SP) vocalista da banda de Grindcore “No Sense” do início dos anos 90 em Santos/SP e eu Natália Ribeiro “Rockalogy” (RJ), coordenadora do Movimento Underground Carioca, MUC, editora/produtora do web canal “Metal Busted!” e blog Rockalogy.

O evento é parte da programação do festival Forcaos, que em 2012 teve sua 14ª edição. Além dos seminários e dos shows do Festival em si, teve ainda a “1ª Bicicletada Forcaos”, fazendo o percurso de locais que abrigaram o rock e o heavy metal na cidade de Fortaleza nos anos de 1990 e inicio dos anos 2000, além de ser uma forma de protesto contra a falta de ciclovias e de mobilidade para os ciclistas na cidade. 

Mediado por Abda Medeiros e Mary Pimentel o seminário focou nas diferentes trajetórias das participantes e em como tem sido, até então, as suas relações com a cena Metal. O público considerável para uma ensolarada tarde de sábado na “terra do Sol”, mostrou que os headbangers de Fortaleza se preocupam em participar ativamente e pensar questões relacionadas à cena Metal.

O que se pode concluir do debate é que apesar do Metal ser um gênero majoritariamente masculino; a maioria dos músicos são homens, as bandas de maior destaque são bandas compostas só por homens [neste sentido não é muito diferente de outros gêneros musicais], além das temáticas e de características próprias do Metal como “o peso” a “agressividade”, que são mais facilmente ligadas ao universo masculino; as meninas têm conquistado seu lugar na cena.

O depoimento da Marly Cardoso foi muito importante, pois nos mostrou que nem sempre foi assim, e que esse espaço que temos hoje é fruto de uma evolução e de uma luta. Quando no final dos anos 80, ela formou o No Sense, como vocalista de uma banda de Grindcore [imagine isso na época], com menos de 15 anos de idade, ela tinha de se vestir como um menino, com roupas largas e cabelo raspado na lateral, caso contrário ela não seria “levada a sério” pelos meninos. Se você queria ser considerada na cena como uma headbanger e não como um “caça cabeludo” ou “Maria palheta”, não podia por batom, maquiagem nem salto alto, a vaidade não era bem vinda.

Hoje, mais do que conseguirem seu espaço, podendo expressar a sua feminilidade e serem headbangers ao mesmo tempo, as meninas estão cada vez mais presentes, indo aos shows, montando bandas, trabalhando em iniciativas voltadas para o underground e etc. desta forma adicionando novas visões à cena e ao próprio Metal, trazendo novos elementos, novas sensibilidades, o que só vem para acrescentar, pois o Metal é isso um gênero em constante evolução, em constante mudança.



O resultado do seminário foi tão bom que os homens sentiram-se até um pouco intimidados com a força das mulheres na cena e para o próximo ano querem que o tema seja “Os Homens no Metal”, (rs). Brincadeiras a parte, eu só tenho a agradecer pelo convite e dizer que foi uma honra poder participar, tanto minhas colegas de banca quanto todos da produção do Forcaos são pessoas maravilhosas, batalhadoras e que amam o Metal e a cena underground. Não posso esquecer das pessoas que foram prestigiar e das pessoas que registraram nosso debate e que tanto colaboraram, muito obrigada.

Longa vida ao Forcaos!













O ForCaos no espaço Dragão do Mar



Para mais fotos e mais informações do festival acessar:
http://www.facebook.com/FanForCaos
http://whiplash.net/materias/entrevistas/158876.html

3 comentários:

  1. Natália, adorei conhecer um pouco da sua história e te conhecer como pessoa durante esses dias do ForCaos.
    Fortaleza estará sempre de portas abertas para receber pessoas amáveis como você e Marly Cardoso.
    Abraços! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, você foi uma das pessoas que tão bem me acolheram, sentirei saudades :)

      Excluir
  2. nossa que legal!!!! Evento muito bom esse ^^ parabens pelo sucesso

    grande abraço

    ResponderExcluir