Sobre o Rockalogy

A proposta do blog Rockalogy é investigar a fundo o underground, não penas como um modo de produção independente de música, mas como uma cultura em particular. A cena underground se dá a partir da articulação de três elementos: o público, as bandas e o local, quanto maior a interação entre eles mais próspera é a cena.

É por meio uma pesquisa comprometida e direcionada que temas como juventude, identidade, ocupação do espaço público, representatividade, diversidade e tribos urbanas, são investigados; sempre buscando o embasamento teórico capaz de sustentar as questões propostas. Os leitores podem deixar seus comentários e na parte lateral do blog, ter acesso à bibliografia ligada ao tema.

Diferente de termos como “mainstream”, e “música independente”, “underground”, ainda é usado com bastante receio, justamente por não saberem ao certo do que se trata. O blog está no ar desde 2009, com posts semanais que buscam de pouco a pouco desvendar este assunto que ainda carece de bastante discussão.

A escolha do underground como objeto de estudo vem de uma paixão de mais de 10 anos da autora Natália R. Ribeiro pelo tema. Segundo ela, o motivo do Rock continuar como um dos estilos musicais mais relevantes, e mais independentes em relação à indústria e à mídia, é a força que vem do underground, justamente por não se sujeitar aos seus moldes.

No começo de 2011, iniciaram-se às atividades do M.U.C., Movimento Underground Carioca. Um desdobramento do trabalho realizado pelo Rockalogy, buscando uma atuação maior na cena underground, promovendo grupos de discussão e elaborando ações, como estratégias de divulgação, arrecadação de recursos e produção de eventos, fomentando a produção e o consumo de música pesada no Rio de Janeiro.