30 de setembro de 2009

Underground também é cultura


Para entender o underground como cultura, primeiro é preciso desfazer alguns enganos provocados pela polissemia da palavra.

Muitos relacionam cultura com grau de escolaridade e/ou cultura de massa, sendo que o termo cultura usado aqui diz respeito ao conjunto de processos sociais de produção, circulação e consumo de significação na vida social.

Dizer que o underground é cultura é reconhecer sua importância como movimento social, na produção de valores e signos, tão importantes na construção da identidade dos jovens quanto para a de toda uma sociedade.

Uma prova da riqueza cultural do underground é a sua diversidade e a capacidade dessas diferenças coexistirem e até mesmo trocarem elementos entre si. Num mesmo evento se apresentam bandas de Hardcore, New Metal, Classic Rock e Heavy Metal, cada uma com suas especificidades.

Tentar decifrar cada um desses signos, assim como listar e descrever essas especificidades é um trabalho árduo e minucioso, essa não é a proposta principal do Rockalogy, que sempre que for necessário o fará da melhor forma possível.

E agora, qual é a sua cultura?

Um comentário:

  1. É uma merda perceber como as palavras vão sofrendo modificações, e no final já ficam quase totalmente descacterizadas....

    Cultura ainda é, hj em dia ligado a instrução/erudição.... ao invés de hábitos, comportamentos e ferramentas no meio ambiente...

    além do que, a contracultura (underground) é uma forte e incontestável ferramenta de mudança social :)

    ResponderExcluir