8 de setembro de 2009

Por que não ao underground?


Festival de Rock Humanitário 2009 Evento adiado!

Em função da retirada do apoio da prefeitura de São Pedro da Aldeia ao Festival, fato que se deu de forma covarde após todo o material gráfico, ingressos e mídia da Roadie Crew estarem prontos, o Festival de Rock Humanitário será adiado. Estamos tenhtando viabilizar outra data e local para a realizão do mesmo. Grato, A ORGANIZAÇÃO

http://www.rockemcabofrio.com.br/materia.asp?id=1




Esta nota foi recebida com grande pesar por grande parte do público underground da Região dos Lagos, que fica no Estado do Rio de Janeiro e que abrange mais de 10 municípios, pois é uma região podre de eventos deste porte. O Rock Humanitário é um evento underground, mas com cara de festival, que nas suas últimas edições trouxe bandas de outros Estados e também deu espaço para as bandas locais, trazia também uma boa estrutura e contava com uma boa organização, eram recolhidos quilos de alimentos e era daí que vinha a parte humanitária do evento. Porém, para que um evento deste porte aconteça faz-se necessário um suporte que somente por meio de patrocínio e o apoio da prefeitura é viabilizado.

Como diz a nota, a prefeitura de São Pedro da Aldeia não mais apoiará o evento, dificultando, e muito, a realização de sua quarta edição, essa noticia merece ser destacada porque este não é um fato isolado, muitos eventos são adiados, ou mesmo cancelados por falta de apoio ou por imposição das prefeituras onde acontecem.

Os motivos não são claros, na maioria das vezes não é dada satisfação alguma as pessoas que estão organizando o evento. O que não dá para negar, é o preconceito que se tem em relação aos eventos “de rock”. Se as prefeituras apóiam shows de bandas de forró, de pagode, axé, grupos de funk, festividades e etc. em troca de promover entretenimento, lazer, e levantar o nome da cidade, por que não apoiar também um evento como o Rock Humanitário, que traz consigo todos esses benefícios e promove ainda uma ação humanitária?

Que fique bem claro que a questão levantada aqui não diz respeito somente a este evento que foi usado como exemplo, mesmo porque não foram divulgados os motivos que levaram ao corte do apoio neste caso em especifico, mas o que aconteceu com ele pode acontecer a qualquer evento neste perfil e em cidades como São Pedro da Aldeia.
Uma cidade turística, como a maioria pertencente a Região mencionada, e por isso com maior interesse na realização de eventos que promovem seu nome. Cidades assim costumam dar mais atenção a quem vem de fora, do que quem vive por lá, e talvez seja esse um dos motivos para o desinteresse em promover eventos que tragam menos “turistas”, mas que agradem a população local, que é o caso dos eventos underground.
Entra nessa discussão também o preconceito sobre o publico que supostamente trás esse tipo de evento, “jovens, baderneiros, que degradam os lugares por onde passam, etc.”. É como em qualquer tipo de evento que junte muitas pessoas, vai ter sempre alguém para arrumar confusão, mas a maioria está lá para poder se divertir numa boa.

Desinteresse, descaso, preconceito; seja qual for o real motivo, isso só prova o quanto o Rock, de uma forma geral, inda não é visto com bons olhos, principalmente no que diz respeito ao underground, falta-lhe muito em representação, e é em cima justamente disso que o Rockalogy concentra seus esforços.

3 comentários:

  1. Natalia Ribeiro14/9/09 7:11 AM

    No mesmo dia que este texto foi postado, foi enviado um e-mail a prefeitura de São pedro da Aldeia.
    Até agora não recebi nenhuma resposta.
    (...)

    ResponderExcluir
  2. oh my damn!
    ...cada uma q parece duas karai!

    ResponderExcluir
  3. Por causa da ignorância desses políticos filhos das putas, deixa-se cada vez mais de se apoiar a cena do underground, ainda mais nesse evento que arrecada alimentos e trás alguma coisa benéfica para sociedade!

    Old Cesar!

    ResponderExcluir