25 de outubro de 2010

Punk e Heavy Metal


O Heavy Metal já estava lá quando o Punk deu as caras no final da década de 70, lá que eu digo é Nova York e Los Angeles de onde depois se espalhou. É fácil esvaziar a atitude Punk de hoje, apesar do movimento estar em eterna resistência e também ter se subdividido, como um amigo disse certa vez: “Ele vai assustar a quem com esse visual? O Trocador do ônibus?”, mas no final da década de 70 o Punk desbravava territórios.

Ele tinha uma relação diferente com a música, musicalmente a regra era fazer o contrário do que as bandas de Heavy Metal e Hard Rock vinham fazendo até então, ou seja, nada muito melódico, ou melhor, esquece a melodia, a música era a mais simples possível. Esse tipo de atitude mostra que a questão central do Punk não estava na música em si, mas no que vinha junto com ela. Se por um lado as melodias eram pobres e (muitas vezes propositalmente) mal tocadas, as letras eram sobrecarregadas de palavras de ordem, de protestos, de manifestos, etc. da forma mais direta possível.

O Punk era visual e atitude, tinha a questão comportamental e a da moda/consumo, esses quesitos não se sobrepunham à música e vise-versa, estavam unidos e quase inseparáveis. Nesse momento as bandas de Heavy Metal (nesse caso as que surgiram em 70) viram o apoio das gravadoras caírem de forma considerável, em conseqüência disso diversos selos independentes estavam se formando e ganhando mercado, o que possibilitou uma maior autonomia para os estilos musicais que a partir daí se segmentariam em diversas vertentes, algo estava mudando.

1977 – Never mind the bollocksm here’s the Sex Pistols _ Sex Pistols

1977 – Motörhead _ Motörhead

Nesse mesmo ano Ozzy Osbourne deixa o Black Sabbath dizendo que os últimos álbuns estavam depressivos demais para ele, que também estava enfrentando um momento difícil, mas volta a tempo de gravar Never Say Die, que é lançado em 1978.

Não é que o Punk deva algo ao Heavy Metal, nem que o Heavy Metal deva algo ao Punk, o que eu quero mostrar é que foram movimentos contemporâneos, que coexistiram durante um determinado período de tempo (+ ou - 1976 a 1980), e que por isso não escaparam ilesos dos seus eventuais choques e contatos, houve sim uma auto-contaminação.

Um comentário:

  1. O motorhead é um exemplo claro d q o punk se mistura ao rock n roll e tbm ao heavy metal.Bandas como slayer e metallica smp se mostraram bastante influenciadas por bandas punk,q concerteza foram essenciais para as composições ''fast'' de bandas clássicas dos anos 80.

    ResponderExcluir