26 de novembro de 2009

O de lá X o daqui


Existe essa tendência de pensarem que o que vem de fora é melhor, a exemplo, bandas que estão no underground daqui a anos e só depois de uma turnê internacional é que ganham “visibilidade”, junto dessa tendência vem aquela de que “a grama do visinho é sempre mais verde”, mesmo sem nunca antes termos pisado lá, mas talvez justamente pela distância é que tenhamos essa impressão.

Muita gente diz que o underground de fora “é outra coisa”, e citam São Paulo, Minas, Brasília, outras capitais em geral, mas a maior parte dessas pessoas se quer foram a esses lugares, ou foram apenas em um evento ou outro, ou seja, estão apenas especulando.

Essas pessoas se esquecem que o underground é composto substancialmente pelo público, quem detona a cena underground a qual pertence está cavando a própria cova.

Engana-se quem acha que existe um ideal de underground, pois o que existe são relatos, menos ou mais apaixonados sobre determinado evento, sobre determinada cena, isso porque o underground é vivo, ele se modifica freqüentemente, não é sempre a mesma coisa, não é fixo.

Outra questão que tende ao erro pelo público mais alienado é o julgamento que é feito das bandas que tocam nos eventos. Não é porque a banda veio de fora que ela é boa, não é porque a banda toca primeiro que ela é ruim. Acontece que as pessoas não estão sabendo julgar, os alienados tendem a se apropriar do julgamento dos outros, que por sua vez tendem a se apropriar do julgamento das revistas, dos sites, das resenhas, e forma um pré-conceito que os impede de ouvir o trabalho da banda de forma coerente.

Just think

Um comentário:

  1. Natália, gostei do seu blog. Você faz análises interessantes e consegue relacionar com algumas coisas que aprendemos em aula. Parabéns! A Festa DDK a qual lhe falei é a seguinte:
    http://www.ddklub.com/, mas parece que só terá no ano que vem. Dê uma olhada também nesse depoimento de uma pessoa que foi a uma maratona de rock no Bar do Blues lá em São Gonçalo: http://www.lotecultural.com/11/11/2007/maratona-de-rock-independente-no-bar-do-blues-sao-goncalo/. Enfim, espero que possamos trocar ideias mais vezes. Bjo grande!

    ResponderExcluir